Quinta do Prado, Vale Frechoso

A Quinta

O azeite ACUSHLA tem a sua origem no Alto Douro, na Quinta do Prado, uma propriedade situada, em Vila Flor com cerca de 300 hectares , que reúne elevadas potencialidades para a produção olivícola. Com 14 hectares de olival centenário em produção, e 200 hectares de olival novo , a quinta tem aproximadamente 70 mil oliveiras, que quando atingirem a sua maturação produzirão cerca de 350.000 litros de azeite, sendo a maior área de produção em sistema biológico na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O crescimento dos olivais é feito no respeito absoluto pelos trâmites definidos pelo modo de produção biológica, previstos pela legislação europeia e americana do sector. Esta produção obriga a diversos procedimentos, mais morosos e dispendiosos, designadamente à manutenção do fundo de fertilização dos solos e ao respeito por princípios fitossanitários e de fertilização, sendo proibida a utilização de produtos químicos de síntese.
Mas as preocupações ambientais não se ficam por aqui. Além do lagar de transformação, cuja construção está em curso e que será equipado com a tecnologia mais avançada nesta área, a Quinta do Prado tem edifícios em ruína, que serão recuperados tendo em vista a sua utilização como eco-turismo rural. Partilhando da aposta do País nas energias renováveis, é também nossa intenção a breve prazo tornar a produção da quinta completamente independente em termos energéticos, apostando nas energias solar e eólica.

Sem comentários: