Sustentabilidade da População


A base económica da população vinha do trabalho da terra, com boas e enormes plantações de trigo, aveia, centeio e algumas de milho, grandes olivais de onde eram extraídas as azeitonas para o fabrico artesanal do azeite, havia também a apanha da amêndoa e o cultivo da vinha, havia muitos outros produtos que cada habitante cultivava nas suas hortas e que eram para consumo próprio.


Existiam também dois pastores de ovelhas e um de cabras, criadores de vacas leiteiras e que depois vendiam o leite aos habitantes para estes consumirem no dia-a-dia.

Nos dias de festa, Domingos e ao longo do ano, os habitantes recorriam ao barbeiro local para cortarem o cabelo ou fazerem a barba.

Como na altura as máquinas agrícolas eram muito raras, os habitantes tinham que recorrer aos animais, burros e cavalos, para ajudar no cultivo dos campos, estes por sua vez eram ferrados por um ferrador que vinha de outra aldeia.


As mulheres nos seus poucos tempos livres faziam belas colchas e rendas, actualmente ainda se mantém esta tradição e continuam a “nascer” belos trabalhos em renda. Na década de 80, reuniam-se numa das salas da casa paroquial e ai trocavam ideias, e também aprendiam a bordar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o blogue mt fixe mm. Pois esta a dar a conhecer ao país e ao mundo uma aldeia tão típica e tão bonita como Vale Frechoso...

Anónimo disse...

Gosteii :D


continua ...

local lindissimo que merecia a visita de mais gente ...


Beijinhuh miguel